[ Idiomas > Apresentação > Raças > Himalaia ]

Padrões de Raça Para Julgamento: Himalaia


PONTOS
Cabeça 40
Estrutura 25
Orelhas 5
Olhos - Formato 10
Corpo 25
Estrutura 15
Pernas 5
Cauda 5
Pelagem 5
Cor 5
Cor de Olhos 10
Condição 15

Generalidades: O padrão do gato Himalaia é praticamente uma duplicata do padrão do Persa. O foco principal é a cabeça embora a chave de tudo seja um total equilíbrio. O gato será desclassificado se o nariz   não for curto, se não tiver uma profunda reentrância sendo desejável que esta reentrância do nariz esta na altura do meio dos olhos. É importante que as narinas sejam largas e abertas, permitindo uma boa respiração. O azul dos olhos deve ser o mais escuro possível. Azul muito claro ou cinza com tons de verde constituem faltas e devem ser penalizadas. Os olhos devem ser grandes, redondos e abertos dando uma expressão doce na face.

Cabeça: Redonda, maciça, com crânio redondo. Faces redondas com a estrutura óssea da sobrancelha também redonda. A cabeça se apóia no tronco por um pescoço curto e grosso. Mandíbulas largas e poderosas, com bochechas cheias e proeminentes. De perfil a testa, nariz e queixo devem formar uma linha perpendicular. Nariz curto tão longo quanto largo,com uma reentrância ( break). Esta reentrância deve ser alta - no meio dos olhos ou mais alta ainda. Queixo redondo e bem desenvolvido.

Objeções: Cabeça comprida e estreita, nariz longo, mandíbulas delicadas ("queixo fraco") ou uma visível deformação na mordedura.

Orelhas: Pequenas, redondas, inclinadas para a frente, e não excessivamente abertas na base. Colocadas bem separadas e baixas na cabeça integrando-se no contorno arredondado da mesma.

Objeções: Orelhas grandes, pontudas, colocadas muito juntas.

Olhos: Grandes, abertos, redondos. Posicionados bem afastados com uma boa cor de azul dando uma expressão doce à face.

Objeções: Olhos pequenos, orientais ou oblíquos.   Olhos semicerrados, juntos demais ou estrábicos devem ser penalizados não sendo aceitos.

Corpo: Compacto no tipo e com pernas curtas. Peito largo e igualmente maciço nos ombros e nas ancas. Médio para grande em tamanho. Deverá ter um corpo bem proporcionado.

Pernas e pés: As pernas devem ser curtas, grossas e com ossos pesados. As pernas dianteiras devem inclinar-se levemente para dentro em toda a extensão do tórax, criando uma aparência robusta.Os pés devem ser grandes, redondos e firmes com todos os dedos juntos, 5 (cinco) nas patas dianteiras e 4 (quatro) nas traseiras.

Objeções: Ossos finos, longos, pernas compridas ou arqueadas. Pés pequenos e ovais.

Cauda: Curta, reta mas proporcional e integrada ao corpo. Mantida sem curva e inclinada num ângulo abaixo da linha das costas. Quando em movimento não faz curva ou ângulo com as costas.

Objeção: Cauda longa, torta.ou com nó.

Cor: A máscara, as orelhas e a cauda devem ser claramente   definidas numa cor mais escura do que o restante do corpo e das pernas.

Objeções: Máscaras cobrindo as faces e a cabeça. Pontos indistintos, listas ou marcas tigradas em cores diferentes de tartaruga ponteada (Lynx Point).

Pelagem: A pelagem deve ser longa e espessa. A textura deve ser macia e cheia. A pelagem deve ser longa em todo o corpo incluindo os ombros. Colar farto e comprido encobrindo parte das patas dianteiras. Tufos longos nas orelhas e pés. Cauda cheia. Variações de temperatura podem ocasionar perda de pelagem.

Condição e Equilíbrio: Musculatura firme mas não gordo. Bom balanceamento físico e de temperamento, de fácil manuseio. O animal deve refletir saúde e robustez , com boa tonicidade muscular. Deve dar impressão de poder com seus ossos fortes.

Cores aceitas: Seal, chocolate, azul, lilás,vermelho e creme nas cores sólidas. Lynx, tartaruga e bicoloridos ponteados. Qualquer cor   que seja geneticamente possível.

Desclassificações:

Gerais: Nó na cauda, assimetria de face, estrabismo, marcas brancas (lockets), excesso incorreto do número de dedos em quaisquer das patas, deformidade de crânio, má oclusão de mordedura, torção de mandíbula,osso esterno saliente, gravidez, emaciamento e falta de tônus muscular.

Específicas: Anormalidades na cauda, falta de reentrância no nariz (break), fraqueza nos quartos traseiros. Visível deformidade no crânio ou na boca.Estrabismo.

[ voltar ]