Padrões de Raça Para Julgamento:
Bengal

PONTOS
Cabeça 20
Orelhas 6
Olhos 10
Corpo 25
Pernas/Patas 4
Cauda 3
Cor 27
Pelagem 2
Padrão 3
Condição 10

Cabeça: larga em cunha modificada com contornos arredondados. Mais longa do que larga . Ligeiramente menor em proporção ao corpo.O crâneo entre as orelhas faz uma pequena curva e desce para o pescoço. No todo a cabeça do Bengal é diferente de todos os gatos domésticos possíveis.

Orelhas: médias para pequenas , relativamente curtas, larga na base e arredondadas no topo.

Olhos: ovais, quase redondos, colocados bem separados e ligeiramente inclinados para a linha da base das orelhas.. A cor dos olhos independe da cor do manto, exceto nos lynx points. Quanto mais profunda for a cor, melhor.

Corpo: longo, substancial, não do tipo do oriental. Médio para grande. As pernas de médio tramanho e  ligeiramente maiores na parte traseira do que na frontal.

Pés: grandes, redondos com proeminentes juntas.

Cauda: média para longa, mais fina no final e arredondada na ponta.

Ossos: Firmes, nunca delicados.

Musculatura: Bem musculosos, especialmente os machos.

Pelagem: Curta para média, devendo se apresentar deitadas ao longo do corpo. A textura é densa e usualmente sedosa ao toque.Marcações: Spotted, Marble, Charcoal Spotted, Charcoal Marble, Seal Lynx Point, Seal Sepia Tabby.

Geral: O que se pretendeu no programa de criação do Bengal, foi criar uma raçade gato doméstico com a aparência dos pequenos gatos selvagens e bem mansos de temperamento. O Bengal é um gato “atlético”, alertaao que acontece ao seu redor, amigável, curioso e muito gracioso. A pelagem deve ser brilhante.

Condição e Equilíbrio: De forma geral deve ter uma aparência bem saudável, os olhos devem ser luminosos e a pelagem e o tônus muscular do corpo refletir um esta bem nutrido e saudável.

Desqualificação:  Numa exposição : comportamento agressivo que prejudique  a manipulação. Barriga não pintada. Cauda com nó ou torção. Alinhamento da marcação Mackerel extremado.