Padrões de Raça Para Julgamento:
Exótico Pelo Curto

Cabeça 35
Estrutura 25
Orelhas 5
Olhos – Formato 5
Corpo 35
Estrutura 15
Pernas 10
Cauda 10
Pelagem 10
Cor 10
Cor de Olhos 5
Condição 5

Generalidades: O gato deve ser bem proporcionado, de porte médio para grande, dando a impressão de força, vigor e elegância. A cabeça é maciça com orelhas pequenas e arredondadas; olhos grandes, redondos e inseridos bem separados, além de um nariz curto, compondo uma expressão meiga. O corpo é compacto e forte com ossatura pesada e pernas curtas. A cauda é proporcional ao corpo. É reconhecido em uma grande variedade de cores e marcações. O tipo geral do gato, a cabeça e a estrutura do corpo devem predominar sobre a cor e a pelagem. A qualidade deve ser fundamental.

Cabeça: Deve ser maciça com crânio bem largo, apresentando ossos arredondados. Nariz curto , arrebitado e largo, bem aprofundado entre os olhos. Mandíbulas largas e poderosas. Queixo forte e bem desenvolvido e bochechas cheias e proeminentes. Oclusão dos dentes perfeita é desejável. De perfil, a testa, o nariz e o queixo devem formar uma linha perpendicular.

Orelhas: Devem ser pequenas, de pontas arredondadas, levemente inclinadas para frente, de inserção baixa e bem separadas, compondo com o resto da cabeça um contorno arredondado e jamais excessivamente abertas na base.

Olhos: Devem ser brilhantes em cor, grandes e redondos, inseridos bem separados, dando uma expressão meiga à face.

Corpo: Pescoço curto e poderoso, proporcionando suporte adequado para a cabeça maciça. O corpo deve apresentar ossatura pesada e musculatura firme. O dorso deve ser curto e nivelado, de forma bem arredondada no meio. Ombros e quadris devem ter a mesma largura. As fêmeas podem ser proporcionalmente menores. Pernas e pés: Membros curtos, grossos e de ossatura pesada. Pernas dianteiras retas. Pés grandes, redondos e firmes com dedos bem juntos.

Cauda: Curta, reta, proporcional ao comprimento do corpo.

Cor: É secundária em importância. Gatos com marcação específica devem ter a pontuação para cor dividida em metade para cor e metade para a marcação. Tolerância para listas nas cores sólidas vai até a idade de 3 (três) anos.

Pelagem: Densa, felpuda, macia e cheia de vida. Eriçada com as pontas afastadas do corpo devido a um rico e espesso subpelo. Média em tamanho

Cor dos Olhos: Nos gatos ponteados a cor é sempre azul. Nos gatos sólidos, bicolores, tartarugas ( torties), listados (tabbies) , sombreados (shadeds), e fumaças (smokeds), com exceção dos prateados (silvers), a cor varia do castanho claro dourado ao cobre. Nos gatos prateados (silvers) e dourados (goldens) a cor dos olhos pode ir desde a cor avelã (hazel) até o verde esmeralda.

Condição e Equilíbrio: O Exótico deve ser robusto mas não gordo, meigo e fácil de manusear. Deve apresentar-se limpo e bem escovado.

Cores aceitas: Os exóticos são reconhecidos em todas as cores e combinações geneticamente possíveis.

Desclassificações: Gerais: Nó na cauda, assimetria de face, estrabismo, marcas brancas (lockets), excesso incorreto do número de dedos em quaisquer das patas, deformidade de crânio, má oclusão de mordedura, torção de mandíbula,osso esterno saliente, gravidez, emaciamento e falta de tônus muscular.

Específicas: Peito estreito, dorso longo, costelas achatadas, pescoço longo e fino, excesso de leveza.