Padrões de Raça Para Julgamento:
Siamês

PONTOS
Cabeça 20
Longa, Achatada 5
Cunha, Focinho Fino 6
Orelhas 4
Queixo 3
Largura entre olhos 2
Olhos 10
Corpo 30
Estrutura 12
Tônus Muscular 10
Pernas/Pés 4
Cauda 4
Pelagem 08
Cor 22
Corpo 8
Pontas 8
Cor dos Olhos 6
Condição 10

Generalidades: O Siamês é um gato de tamanho médio, refinado, bem balanceado com orelhas grandes e largas e de olhos com formato amendoado. Uma descrição definitiva de um siamês é de um gato “comprido” – cabeça comprida, pescoço comprido, corpo comprido, pernas compridas e cauda comprida.

Cabeça: Comprida, em forma de cunha cônica começando no nariz e expandindo para fora em linhas retas, em direção as pontas das orelhas. Ossatura: No perfil, uma linha reta e comprida é vista do topo da cabeça a ponta do nariz. Vemos uns perfis planos, que é o desejado Um perfil plano duplo, formado pelo topo da cabeça achatada e a linha do nariz encontrando-se a um ângulo levemente acima dos olhos, é aceitável. A ossatura é achatada no perfil. Não existe nenhuma depressão no nariz e nenhuma saliência ou protuberância sobre os olhos. Queixo/Mandíbula: a ponta do queixo alinha-se com a ponta do nariz no mesmo plano vertical, sem recuo e nem excessivamente volumosa.

Objeções: Pigmentação no couro do nariz, o qual não é consistente com a descrição particular da cor do gato. Sem protuberâncias sobre os olhos ou afundamento no nariz.

Orelhas: Extremamente larga, ponteada, larga na base, formando um sino, dando continuidade às linhas da cunha.

Olhos: Azuis profundos e vívidos. Os olhos são de tamanho médio, com formato amendoado, tendendo para a direção, com o canto externo alinhado com o meio da orelha, embora com uma largura não inferior à distância entre os olhos. Não são permitidos olhos vesgos.

Corpo: O pescoço deverá ser delgado e comprido. Médio no tamanho, longo e esbelto, uma combinação característica de ossos finos e músculos fortes. Ombros e quadril estendem-se nas mesmas linhas do corpo tubular. Quadris nunca são mais largos que os ombros. Abdômen comprido. O padrão do Siamês é um dos poucos que é escrito para as fêmeas das espécies, portanto os machos Siameses não deverão ser penalizados por se tornarem mais largos do que longos, nem tão pouco tratados como imperfeitos.

Objeções: Proeminência palpável e/ou visível de cartilagem no final do esterno.

Pernas e Patas:  Afinadas e longas, ossos finos, em boa proporção ao corpo. Patas deverão ser menores e ovais com cinco dedos na frente e quatro nas patas traseiras.

Objeções: Pigmentação das almofadas das patas a qual não é consistente com a descrição de cor particular do gato; número incorreto de dedos.

Cauda:  A cauda é longa, estreita na base e afilando em direção a ponta. Sem torções visíveis. Nódulos perto ou no final da cauda são depósitos de cálcio os quais são faltas genéticas. Depósitos de cálcio somente serão considerados nos casos de empate.

Pelagem:  Curta, de textura agradável, brilhante, e bem rente ao corpo.

Cor: Corpo com um discreto sombreamento é permitido, mas uma cor clara é o preferido. Deve ser levado em consideração coloração mais escura em gatos mais velhos visto que os Siameses escurecem com a idade, mas deve existir um contraste definido entre a cor do corpo e as pontas. Sempre se devem preferir os tons mais escuros nas pontas (ex: entre um ponta azul claro e outro de azul mais escuro, prefere-se o tom mais escuro).

Pontas: Máscara, orelhas, pés, pernas e cauda claramente definidas. Todas na mesma tonalidade, embora os filhotes de pontas diluídas podem apresentar marcações tabby fantasmas. A máscara cobre completamente a face, incluindo as pontas dos pelos dos bigodes, e conecta as orelhas através de riscos. A máscara não deve se estender sobre o topo da cabeça. Nenhum pelo branco deverá aparecer nas pontas.

Condições: A aparência deverá acima de tudo indicar um estado saudável. Os olhos deverão ser claros e tanto a pelagem como o tônus do corpo deverá refletir acima dr tudo uma excelente saúde.

Desclassificações: Qualquer evidência de doença ou saúde debilitada. Respiração bucal devido à obstrução nasal ou baixa oclusão. Magreza. Outra coloração dos olhos que não a azul. Olhos vesgos. Nó visível na cauda.